TURMA: Maternal III C
PROFESSORA/EDUCADORAS: Cássia, Lourdes e Gilda
FAIXA ETÁRIA: 3 e 4 anos
TEMPO ESTIMADO: 3 meses (duas vezes na semana)
TÍTULO: Os Girassóis
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
Relações Naturais
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
· observar os fenômenos da natureza;
· representar ambientes e paisagens de diferentes formas;
· manusear elementos da natureza;
· compreender a importância do meio ambiente e desenvolver hábitos de preservação;
· observar diferentes ambientes e paisagens naturais;
JUSTIFICATIVA:
Percebemos a necessidade de desenvolver essa sequência didática para aprofundar o conhecimento das crianças acerca da natureza e alguns de seus elementos, como a água, a terra e as plantas. E também, a necessidade de oportunizar a discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: apresentar um dos quadro de Van Gogh, “Os Girassóis” e flores artificiais da planta. Falar sobre o girassol, sua característica de se voltar para o lado do Sol, o uso de suas sementes, sua estrutura alta, etc. Conversar com as crianças, em uma roda de discussão, sobre as plantas e sua importância no meio ambiente.
2ª Etapa: oportunizar para as crianças o manuseio de ilustrações e fotos de flores diversas, para ampliarem seu repertório sobre as variedades das flores, suas cores e formatos, fazer comparação com as características da flor do girassol.
3ª Etapa: confeccionar um girassol com rasgadura e colagem de papeis variados, colar sementes no centro das flores. Propor ainda que as crianças desenhem um girassol ou flores que escolherem com tinta guache e pincel no sulfite.
4ª Etapa: propor as crianças plantar sementes de girassol em potes pequenos, eles serão cultivados na sala, ficarão na janela e serão regados pelas crianças todos os dias, para acompanhar seu crescimento. Plantar também no espaço externo do CMEI, na horta.
5ª Etapa: entrega das mudas de girassol para as crianças levarem para casa, com a proposta de replantá-lo na no chão ou em vaso maior.
MATERIAIS:
1. sementes de girassol;
2. ilustração do quadro “Os Girassóis”;
3. flores artificiais de girassol;
4. ilustrações de flores variadas;
5. potes plásticos pequenos;
6. papeis variados;
7. cola, tesouras, tinta guache, pincéis, etc;
AVALIAÇÃO:
O interesse e a participação das crianças nos momentos dos jogos será uma forma de avaliação durante toda a aplicação da sequência didática, e ainda através do alcance dos objetivos propostos.
RODA DE DISCUSSÃO SOBRE AS PLANTAS E SUA IMPORTÂNCIA NO MEIO AMBIENTE |
CONFECÇÃO DE UM GIRASSOL COM RASGADURA E COLAGEM DE PAPÉIS VARIADOS, COLAR SEMENTES NO CENTRO DAS FLORES |
RESULTADO DO TRABALHO COLETIVO |
ETAPA 4: PLANTIO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário