Desfraldar um ato de carinho
O desfralde é uma situação de aprendizagem infantil,
etapa muito importante no desenvolvimento da criança. Pois ele refere-se a uma
conquista da independência referente ao controle do próprio corpo.
Desta forma nesta fase devemos estar atentos ao
propor esse desafio aos pequenos, fazê-lo de maneira natural e prazerosa. Esta
tarefa do desfraldar tem que ser realizada com a parceria entre o CMEI e a
família, pois se é feita à proposta no CMEI a criança para que passe 11 horas
do seu dia sem fraldas e que observe e use corretamente o vaso sanitário, não
podemos em casa fazer diferente. Se em casa mantemos as crianças usando a
fralda, eles não conseguem compreender quando devem pedir para irem ao
banheiro, assim ocorrerá um conflito, eles não conseguirão diferenciar se estão
ou não usando fradas e a necessidade de pedir para ir ao banheiro não acontece,
eles acabarão fazendo na roupa.
Assim ao propor a retirada da fralda à criança, ela
deve ser realizada de maneira completa, ou seja, não usar mais nem pela manhã,
tarde ou noite, nem para dormir. A criança necessita sentir a necessidade do
uso do banheiro, e a nós adultos cabe propiciar isto retirando completamente o
uso da fralda.
Uma
dica muito importante é tentar dar líquidos à criança até as 19:00 da noite,
após esta hora evitar dar líquido. Antes de colocar a criança na cama para
dormir levá-la ao banheiro. Desta forma é quase certo que a criança não fará
xixi na cama de madrugada. Porém se tiver a necessidade de servir a criança de
líquido após as 19:00, colocar o despertador para tocar por volta das 03:00 da
madrugada e incentivar a criança a fazer o xixi em um penico, muitas vezes este
ato nem atrapalha o sono da criança, e após urinar a criança volta a dormir.
No
vaso sanitário em casa quando possível colocar um redutor na tampa da patente,
para que a criança se sinta mais segura para usá-lo. Este redutor é encontrado
em qualquer casa de venda de material de construção.
As
táticas que os pais usarão são muito particulares de cada família, porém o
importante é ter em mente que uma vez que o trabalho com o desfralde comece,
este não deve ser interrompido, pois há risco de causar traumas as crianças com
relação ao controle de suas funções corporais, e essa independência pode
ocorrer muito mais tarde.
Josiane
– Pedagoga
23/08/2012
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MORDIDAS
Texto
indicado pela Pedagoga Josiane e pelas Educadoras Ândrea, Marilucia e Olivia da
turma do Berçário II.
As mordidas
acontecem entre crianças com aproximadamente um a três anos de idade. Idade
essa em que a criança encontra-se na fase oral do desenvolvimento da
personalidade.
A criança tem
seu primeiro contato com o mundo através da boca, pelo seio materno, que lhe
proporciona o prazer de saciar sua fome. Em razão dessa relação de prazer, á
medida que cresce leva outras coisas à boca, como as mãos e os pés. Aos poucos
vai tentando saborear outros objetos e até mesmo pessoas, na tentativa de
conhecer e descobrir melhor o mundo.
A criança que
morde na verdade está procurando uma forma prazerosa de se expressar com o
mundo, de se descobrir dentro dele, pois nesta fase o prazer está centrado na
boca.
Através desse
contato aos poucos vai percebendo diversas diferenças como doce e salgado, duro
e mole.
As mordidas
acontecem no CMEI principalmente em situações de disputa por brinquedos ou
quando entra uma criança nova no grupo, causando emoções como insegurança, medo
da perda ou ciúmes do novato. Como não consegue administrar seus sentimentos,
manifesta o incômodo através da mordida.
Um grande
problema que temos presenciado comumente entra as famílias, são pais brincando
com os filhos usando a boca, dando pequenas mordidas nos mesmos, fazendo
barulhos, etc. Essas atitudes não são erradas, mas podem confundir as crianças,
que reportam para outras crianças as mesmas brincadeiras, porém podendo
machucá-las, já que ainda não possuem domínio da força da mandíbula.
Cabe ao adulto
intervir nesse comportamento, impedindo que a criança sinta-se premiada com o
comportamento inadequado. Ela não deve usufruir daquilo que conquistou à base
da mordida (isso vale para chutes, beliscões, tapas, arranhões). Além disso,
estimule sempre um pedido de desculpas.
Fonte: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/05/mordidas-na-escola-o-que-fazer.html
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Pais educando e impondo limites
texto indicado pela turma
do maternal ii c
*Pais procurem se manter dispostos a querer educar.
*Comunicação é a principal tarefa para educar.
*Não aceitar birras ou manhas.
*Conversar sempre com a criança que ela precisa manter a calma para que aja diálogo e tem que falar baixo ou normal para que possa compreender.
* Se você pai ou mãe tomar uma decisão que ela seja definitiva, nunca volte atrás.
* Resolva sempre na hora, não fique com vergonha das pessoas que estão a sua volta.
*É melhor conversar agora do que se arrepender daqui a alguns anos.
*Esteja disponível pelo menos uma vez ao dia para brincar ou perguntar como foi o dia da criança na escola.
*Não dê uma ordem e daqui a 10 minutos mudar, a criança se sente perdida.
*A criança tem os pais como ídolos, não os decepcione.
*Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.
*Diga não quando a criança fizer alguma coisa errada e explique o porque de você dizer não.
*Dê liberdade da criança expor suas idéias.
*Ensine que precisam respeitar os mais velhos.
*Dê a eles uma tarefa diária na manutenção da casa.
*Mostre que você quer ajudá-lo, mas ele tem que colaborar.
*Condicione a estudar sempre no mesmo horário, isso ajuda a manter hábitos.
*Se você quer que ele leia livros no futuro, sempre depois do café dê um jornal ou revista, mesmo que ele não saiba ler....incentive, sem obrigar, no início e com pouca idade é brincadeira, depois você vai ver os resultados no futuro.
*Elogie quando a criança mostrar um desenho ou simplesmente elogie por ter tomado um banho e está cheiroso.
*Enfim, criança é igual a uma plantinha, todos os dias precisa ser cuidada para florescer.
Pense, ainda dá tempo.
*Comunicação é a principal tarefa para educar.
*Não aceitar birras ou manhas.
*Conversar sempre com a criança que ela precisa manter a calma para que aja diálogo e tem que falar baixo ou normal para que possa compreender.
* Se você pai ou mãe tomar uma decisão que ela seja definitiva, nunca volte atrás.
* Resolva sempre na hora, não fique com vergonha das pessoas que estão a sua volta.
*É melhor conversar agora do que se arrepender daqui a alguns anos.
*Esteja disponível pelo menos uma vez ao dia para brincar ou perguntar como foi o dia da criança na escola.
*Não dê uma ordem e daqui a 10 minutos mudar, a criança se sente perdida.
*A criança tem os pais como ídolos, não os decepcione.
*Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.
*Diga não quando a criança fizer alguma coisa errada e explique o porque de você dizer não.
*Dê liberdade da criança expor suas idéias.
*Ensine que precisam respeitar os mais velhos.
*Dê a eles uma tarefa diária na manutenção da casa.
*Mostre que você quer ajudá-lo, mas ele tem que colaborar.
*Condicione a estudar sempre no mesmo horário, isso ajuda a manter hábitos.
*Se você quer que ele leia livros no futuro, sempre depois do café dê um jornal ou revista, mesmo que ele não saiba ler....incentive, sem obrigar, no início e com pouca idade é brincadeira, depois você vai ver os resultados no futuro.
*Elogie quando a criança mostrar um desenho ou simplesmente elogie por ter tomado um banho e está cheiroso.
*Enfim, criança é igual a uma plantinha, todos os dias precisa ser cuidada para florescer.
Pense, ainda dá tempo.
O BRINCAR ESSENCIAL.
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