quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CANTO DO COMPUTADOR - PRÉ B

O trabalho com o computador só veio a acrescentar em nossa sala no segundo semestre.
No início, quando o computador chegou, as crianças eram acompanhadas pela professora/educadora, com o passar dos dias as crianças foram ganhando autonomia e agora utilizam o computador em duplas compensadas.
As crianças fazem uso do computador em três momentos do dia: durante a entrada, na hora do canto e durante a saída. As duplas são escolhidas, dentre aquelas crianças que querem participar, e ficam em média 20 minutos e então acontece o rodízio. Cada criança escolhe a atividade que quer desenvolver no computador.
Elas mostram preferência pelos jogos do kidsmart e utilizam essa ferramenta com bastante desenvoltura, entram, saem e escolhem os jogos com autonomia.
Com essa forma de organizar o momento, cada criança faz uso no computador pelo menos duas vezes por semana.
Com os jogos contidos na Casa da Matemática está sendo possível sistematizar os conhecimentos adquiridos pelas crianças em sala, através do trabalho com os jogos que vem sendo desenvolvido desde o início do ano de acordo com as orientações do Departamento de Educação Infantil em parceria com o Instituto Avisa Lá e Núcleo Regional de Educação. Nesses jogos oferecidos pelo computador as crianças relacionam quantidades com o número, reconhecem o número, realizam contagem oral e buscam diferentes estratégias para atingir o objetivo proposto. Também está sendo explorado o jogo da soma de objetos e é muito legal ver a relação que eles fazem com a soma diária de crianças na sala (meninas + meninos = total de crianças).
Com o uso do computador muitas crianças evoluíram no que diz respeito ao domínio do uso do mouse, localizam e utilizam ferramentas do software e entendem com facilidade o objetivo do jogo.
O computador foi utilizado como ferramenta no desenvolvimento da sequência didática: Gente tem sobrenome que tem como um dos principais objetivos fazer com que a criança reconheça o seu nome completo. No desenvolver da sequência o uso da tecnologia ajudou cada uma das crianças a familiarizar-se com o teclado do computador, a localização das letras, bem como dos ícones e conhecer algumas das ferramentas do editor de texto. 
O teclado é uma ferramenta utilizada em outros momentos pelas crianças, fora do trabalho com a sequência, para a escrita. Elas digitam seu nome e também exploram o Word de forma livre. As crianças associam as letras do seu nome, por exemplo, e procuram no teclado para digitá-la, conforme as letras se repetem elas começam a guardar a localização da letra no teclado e a digitação tende a ficar mais rápida.
O uso do teclado para digitar palavras vem auxiliando e muito para mostrar as crianças os espaçamentos existentes entre as palavras, já que nesse momento de sua alfabetização ela tende a escrever de forma aglutinada.
Confira alguns depoimentos das crianças sobre o uso do computador em nossa sala:

“O jogo que eu mais gostei é o da galinha, que você tem que fazer o que a galinha manda”. Lara Amaral de Lara – 5 anos.

“Eu achei todos os jogos legais. O que eu mais gosto é o do sapato. Tem que colocar o sapato no grandão, no menor e no pequeno. Eu digitei meu nome, as minhas letras são muito legais”. Mariana Regina Duarte – 5 anos.

“Eu gosto de jogar o joguinho do jacaré, você tem que apertar tudo e no biscoito. Foi muito legal escrever meu nome, foi difícil achar as letras, mas eu achei”. David  Eduardo Bonete Barbosa – 5 anos.

“Eu sei trocar de jogo sozinho, é só apertar no botão de desligar e clicar em outro jogo. Eu sei colocar o do patinho, do olhinho, do troca gente, do sapato, da espaço nave, da galinha...” Otávio Guilherme Amorim – 5 anos.

“A gente gosta muito desse computador. Você escolhe o jogo e aperta duas vezes. Eu gosto de jogar o do bolo, mas o Otávio que está me ensinando a jogar esse. O da cobrinha eu sei jogar, é só apertar nos móveis e vai apertando e jogando... Foi fácil escrever meu nome inteiro no computador é só fazer o nome no teclado”. Gabriel Ebert Cordeiro – 5 anos.

“Eu entro sozinho no jogo é só apertar com aquele botão que é preto. Para escrever o nome no computador é só apertar nas letras”. Jhonatan Felipe Lima de Andrade – 5 anos. 

Para que a criança se torne uma usuária efetiva do computador acreditamos que elas deveriam ter mais oportunidade para explorar essa ferramenta e para que isso aconteça o número de computador por sala deveria ser maior ou cada instituição deveria ter um pequeno laboratório de informática para que desta forma mais crianças tenham acesso a essa tecnologia e antes de chegar ao pré.
A inclusão da internet também seria muito interessante, já que esta é a ferramenta mais explorada do computador e é através dela que nos comunicamos de forma instantânea com o mundo.


JOGO DA MEMÓRIA

JOGO DA VELHA

CASA DA MATEMÁTICA

SOMA DE OBJETOS

USO DO PAINT

ESCRITA DO NOME





Nenhum comentário:

Postar um comentário