CONFIRA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NA TURMA DO PRÉ B PARA TRABALHAR O NOME COMPLETO DAS CRIANÇAS...
Equipe: Danieli, Glacir e Lucimar
Modalidade organizativa do tempo didático: Sequência didática.
Área de formação humana: Linguagem Escrita
Título: Gente tem sobrenome
Turma: Pré (quatro a cinco anos).
Tempo estimado: 2 meses, duas vezes por semana.
Justificativa: sabendo que as crianças do Pré B, em sua grande maioria, já escrevem seu nome sozinhas, sem o auxílio do crachá e já reconhecem os nomes dos colegas, seja pela letra inicial ou pelo tamanho (quantidade de letras) do nome, partiremos para o trabalho com o nome completo de cada criança, com o foco no sobrenome. Desta forma queremos que cada criança reconheça seu nome completo e perceba a estrutura do seu nome (nome e sobrenome).
Objetivos:
· Reconhecer a escrita do seu nome completo;
· Reconhecer a estrutura do nome completo;
· Conhecer a história e a origem do seu nome e também do sobrenome de sua família;
· Escrever o nome completo por cópia, registro de memória ou escrita autônoma.
· Utilizar seus conhecimentos para confeccionar brincadeiras/jogos que envolvam seu nome completo e o dos colegas, com a ajuda do computador.
· Familiarizar-se com o teclado do computador, a localização das letras, bem como dos ícones.
· Conhecer algumas das ferramentas do editor de texto.
Condições para realização
Materiais:
· Música: Gente tem sobrenome de Toquinho e a letra em papel kraft;
· Cópia das certidões de nascimento de cada criança;
· Computador e impressora;
· Folhas de papel sulfite.
Espaço: Na sala de atividades, sentados em roda ou nas mesas. Sentados a frente do computador em duplas ou trios.
Desenvolvimento
1ª ETAPA: Apresentar para as crianças em roda a música de Toquinho: Gente tem sobrenome, para que as crianças possam ouvir e apreciar a letra. Depois fazer a leitura apontada da letra da música que estará exposta na sala no papel kraft. Em seguida será feito os seguintes questionamentos para as crianças:
- Qual é o assunto tratado na música?
- Por que a gente já nasce com o nome?
- Todo mundo tem nome igual?
- Na nossa sala tem crianças com o mesmo nome?
- E com o mesmo nome e o mesmo sobrenome?
- Então o que diferencia os nomes da nossa sala que são iguais?
- Quem aqui sabe me dizer o seu nome completo?
Depois desses questionamentos será feito novamente a leitura da letra da música e destacaremos os sobrenomes presentes na letra.
Será solicitado que as crianças pesquisem com os pais, em casa, como foi feito a escolha do seu nome e que eles façam um registro na agenda para que as crianças contem em sala.
2ª ETAPA: Em uma roda de conversa (se necessário será feito mais de uma roda de conversa para que não fique cansativo) cada criança irá expor sua pesquisa e em seguida a professora/educadora irá ler o registro feito pelos pais. Depois cada criança receberá uma cópia da sua certidão de nascimento e terá que identificar o seu nome completo com o auxílio da professora/educadora (podendo marcar com a caneta marca texto). Depois será feito a comparação com os nomes de seus pais (com o intuito que a criança perceba que tem o mesmo sobrenome que seu pai ou que sua mãe). Será feito uma pesquisa anteriormente para que não ajam constrangimentos ao tratarmos desse assunto.
Agora será solicitada uma pesquisa sobre a origem do sobrenome de cada família.
3ª ETAPA: A roda de conversa agora será sobre a origem do sobrenome da família e acontecerá da mesma forma que foi a roda do nome. Em seguida as crianças realizarão pela primeira vez a cópia do seu nome completo da certidão de nascimento e depois será apresentada a nova chamada da sala, que terá os crachás com os nomes completos das crianças.
A partir deste momento as crianças serão incentivadas a fazer o registro do nome, feito diariamente em diferentes atividades, com o nome completo, com o auxílio do crachá, sempre que necessário. A chamada, que é uma atividade diária da turma, também passará a ser feita com os nomes completos.
4º ETAPA: Cada criança irá digitar o seu nome completo no computador da sala, essa atividade acontecerá individualmente e se possível será impresso a produção de cada criança. As crianças terão o auxílio do crachá como modelo nesta etapa. Nesse momento será explorado com as crianças o uso do teclado, mouse, Word e editor de texto (tipos de letras, tamanho e cores) e como algumas crianças experimentarão essa ferramenta pela primeira vez será apenas uma etapa de exploração da nova ferramenta.
5º ETAPA: Nesse momento as crianças irão montar o nome completo com o alfabeto móvel, sem o modelo. Depois da tentativa da criança será oferecido o crachá para possíveis correções se necessário.
6º ETAPA: Será montado com as crianças uma tabela para compor os nomes da turma. As partes dos nomes serão digitadas pelas crianças, recortadas e depois classificadas na tabela. A tabela será adaptada conforme a necessidade da turma e será apresentada em papel Kraft.
Exemplo da tabela:
NOME | 2º NOME | 1º SOBRENOME | 2º SOBRENOME |
DAVID | EDUARDO | BONETE | BARBOSA |
7º ETAPA: Bingo dos nomes completos. A professora/educadora oferecerá para cada criança uma cartela com quatro nomes completos da turma. O sorteio do bingo será realizado pelas crianças, que se necessário terão auxílio para cantar o nome sorteado. As outras crianças deverão identificar se existe o nome sorteado em sua cartela para marcar, se necessário terão a mediação da professora/educadora. Ganha quem completar a tabela primeiro. A construção das cartelas e os nomes para o sorteio serão digitados com ajuda das crianças.
8º ETAPA: Será lido e escutado novamente com as crianças a música Gente tem sobrenome, e será chamado a atenção que algumas pessoas são chamadas pelo apelido, então cada criança falará sobre o seu apelido, conforme pesquisa feita anteriormente com as famílias. Os apelidos também serão digitados e anexados a tabela com a estrutura dos nomes.
Será solicitado que a criança registre em sua agenda, com a ajuda da família, um apelido pelo qual é chamado.
9º ETAPA: Jogo da memória do nome completo X apelido.
Cada criança digitará no computador seu nome completo em um quadro e o apelido em outro (o tamanho será estipulado pela professora/educadora e a criança poderá escolher a cor, desde que use a mesma cor no nome completo e no apelido e que nenhum colega tenha usado ainda). Depois de tudo pronto é hora de montar o jogo para que possa ser jogado. Na hora do jogar as crianças deverão formar os pares do jogo da memória, nome completo com o referente apelido. Nas primeiras partidas poderão ser colocados um número pequeno de pares e essa quantidade pode ser aumentada gradativamente. Ganha a criança que formar mais pares.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através da observação e dos registros feitos pela professora/educadora. A evolução dos registros feitos pelas crianças também será uma forma de avaliação.
Será elaborada uma pauta de observação com os objetivos previstos na sequência para auxiliar no registro das observações.
As crianças do Pré B estão bastante envolvidas com as atividades envolvendo o nome completo. A partir da música Gente tem sobrenome de Toquinho as crianças perceberam que as pessoas têm sobrenome e isso difere um nome do outro. Depois conheceram a origem do seu nome e sobrenome e compartilharam essas informações com os colegas, através das rodas de conversa. Em outro momento as crianças conheceram a certidão de nascimento, a função desse documento. Cada criança recebeu uma cópia de sua certidão para identificar seu nome completo e quais outros nomes que tinham o mesmo sobrenome que o seu. As crianças identificaram seus nomes completos com bastante desenvoltura. Depois desse momento foi apresentada a nova chamada da turma, na qual está o crachá de cada criança com o nome completo. A chamada é feita diariamente utilizando o nome completo das crianças e elas também usam o crachá como auxílio para fazer o registro do nome completo em suas atividades diárias. A maioria das crianças já fazem esse registro com desenvoltura.O uso do computador como ferramente nesse trabalho só veio acrescentar. Todos digitaram o nome completo no computador com auxílio do crachá, as crianças fizeram relação das letras que compõem o seu nome com as letras do teclado do computador. O nome foi impresso e utilizado para identificar alguns pertences das crianças. O uso do computador foi muito bem aceito pelas crianças que ficaram bastante estimuladas. O mais interessante nesse trabalho foi que através do computador pude mostrar para as crianças os espaços existentes em seu nome completo, já que na hora da escrita a maioria escreve de forma aglutinada. Foi possível mostrar o espaço existente e elas digitaram os espaçamentos. Também já utilizamos os nomes digitados para montar o bingo do nome completo. O desenvolvimento dessa sequência didática está sendo muito valiosa, as crianças estão muito envolvidas no trabalho e o computador só veio a somar. A sequência ainda está em andamento e as crianças ainda terão a oportunidade de trabalhar com o editor de texto. Acredito que ao final desse trabalho teremos um resultado bem significativo.
ResponderExcluirProfessora: Danieli D' Aguiar Cruzetta
Parabéns por todo trabalho e empenho!!!!
ResponderExcluirMuitas estrelinhas pra vocês...
um grande abraço
Rosane
Gostei do trabalho desenvolvido! Use e abuse do Canto.com! Parabéns a vocês e às crianças!
ResponderExcluir