sábado, 10 de setembro de 2011

GENTE TEM SOBRENOME - PRÉ B

CONFIRA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NA TURMA DO PRÉ B PARA TRABALHAR O NOME COMPLETO DAS CRIANÇAS...


Equipe: Danieli, Glacir e Lucimar
Modalidade organizativa do tempo didático: Sequência didática.
Área de formação humana: Linguagem Escrita
Título: Gente tem sobrenome
Turma: Pré (quatro a cinco anos).

Tempo estimado: 2 meses, duas vezes por semana.

Justificativa: sabendo que as crianças do Pré B, em sua grande maioria, já escrevem seu nome sozinhas, sem o auxílio do crachá e já reconhecem os nomes dos colegas, seja pela letra inicial ou pelo tamanho (quantidade de letras) do nome, partiremos para o trabalho com o nome completo de cada criança, com o foco no sobrenome. Desta forma queremos que cada criança reconheça seu nome completo e perceba a estrutura do seu nome (nome e sobrenome).

Objetivos:
·         Reconhecer a escrita do seu nome completo;
·         Reconhecer a estrutura do nome completo;
·         Conhecer a história e a origem do seu nome e também do sobrenome de sua família;
·         Escrever o nome completo por cópia, registro de memória ou escrita autônoma.
·    Utilizar seus conhecimentos para confeccionar brincadeiras/jogos que envolvam seu nome completo e o dos colegas, com a ajuda do computador.
·      Familiarizar-se com o teclado do computador, a localização das letras, bem como dos ícones.
·        Conhecer algumas das ferramentas do editor de texto.  

Condições para realização

Materiais:
·         Música: Gente tem sobrenome de Toquinho e a letra em papel kraft;
·         Cópia das certidões de nascimento de cada criança;
·         Computador e impressora;
·         Folhas de papel sulfite.

Espaço: Na sala de atividades, sentados em roda ou nas mesas. Sentados a frente do computador em duplas ou trios.


Desenvolvimento

1ª ETAPA: Apresentar para as crianças em roda a música de Toquinho: Gente tem sobrenome, para que as crianças possam ouvir e apreciar a letra. Depois fazer a leitura apontada da letra da música que estará exposta na sala no papel kraft.  Em seguida será feito os seguintes questionamentos para as crianças:

  • Qual é o assunto tratado na música?
  • Por que a gente já nasce com o nome?
  • Todo mundo tem nome igual?
  • Na nossa sala tem crianças com o mesmo nome?
  • E com o mesmo nome e o mesmo sobrenome?
  • Então o que diferencia os nomes da nossa sala que são iguais?
  • Quem aqui sabe me dizer o seu nome completo?
Depois desses questionamentos será feito novamente a leitura da letra da música e destacaremos os sobrenomes presentes na letra.

Será solicitado que as crianças pesquisem com os pais, em casa, como foi feito a escolha do seu nome e que eles façam um registro na agenda para que as crianças contem em sala.

2ª ETAPA: Em uma roda de conversa (se necessário será feito mais de uma roda de conversa para que não fique cansativo) cada criança irá expor sua pesquisa e em seguida a professora/educadora irá ler o registro feito pelos pais. Depois cada criança receberá uma cópia da sua certidão de nascimento e terá que identificar o seu nome completo com o auxílio da professora/educadora (podendo marcar com a caneta marca texto). Depois será feito a comparação com os nomes de seus pais (com o intuito que a criança perceba que tem o mesmo sobrenome que seu pai ou que sua mãe). Será feito uma pesquisa anteriormente para que não ajam constrangimentos ao tratarmos desse assunto.

Agora será solicitada uma pesquisa sobre a origem do sobrenome de cada família.

3ª ETAPA: A roda de conversa agora será sobre a origem do sobrenome da família e acontecerá da mesma forma que foi a roda do nome. Em seguida as crianças realizarão pela primeira vez a cópia do seu nome completo da certidão de nascimento e depois será apresentada a nova chamada da sala, que terá os crachás com os nomes completos das crianças.

A partir deste momento as crianças serão incentivadas a fazer o registro do nome, feito diariamente em diferentes atividades, com o nome completo, com o auxílio do crachá, sempre que necessário. A chamada, que é uma atividade diária da turma, também passará a ser feita com os nomes completos.

4º ETAPA: Cada criança irá digitar o seu nome completo no computador da sala, essa atividade acontecerá individualmente e se possível será impresso a produção de cada criança. As crianças terão o auxílio do crachá como modelo nesta etapa. Nesse momento será explorado com as crianças o uso do teclado, mouse, Word e editor de texto (tipos de letras, tamanho e cores) e como algumas crianças experimentarão essa ferramenta pela primeira vez será apenas uma etapa de exploração da nova ferramenta.

5º ETAPA: Nesse momento as crianças irão montar o nome completo com o alfabeto móvel, sem o modelo. Depois da tentativa da criança será oferecido o crachá para possíveis correções se necessário.

6º ETAPA: Será montado com as crianças uma tabela para compor os nomes da turma. As partes dos nomes serão digitadas pelas crianças, recortadas e depois classificadas na tabela. A tabela será adaptada conforme a necessidade da turma e será apresentada em papel Kraft.

Exemplo da tabela:
NOME
2º NOME
1º SOBRENOME
2º SOBRENOME
DAVID
EDUARDO
BONETE
BARBOSA










7º ETAPA: Bingo dos nomes completos. A professora/educadora oferecerá para cada criança uma cartela com quatro nomes completos da turma. O sorteio do bingo será realizado pelas crianças, que se necessário terão auxílio para cantar o nome sorteado. As outras crianças deverão identificar se existe o nome sorteado em sua cartela para marcar, se necessário terão a mediação da professora/educadora. Ganha quem completar a tabela primeiro. A construção das cartelas e os nomes para o sorteio serão digitados com ajuda das crianças.

8º ETAPA: Será lido e escutado novamente com as crianças a música Gente tem sobrenome, e será chamado a atenção que algumas pessoas são chamadas pelo apelido, então cada criança falará sobre o seu apelido, conforme pesquisa feita anteriormente com as famílias. Os apelidos também serão digitados e anexados a tabela com a estrutura dos nomes.

Será solicitado que a criança registre em sua agenda, com a ajuda da família, um apelido pelo qual é chamado.

9º ETAPA: Jogo da memória do nome completo X apelido.
Cada criança digitará no computador seu nome completo em um quadro e o apelido em outro (o tamanho será estipulado pela professora/educadora e a criança poderá escolher a cor, desde que use a mesma cor no nome completo e no apelido e que nenhum colega tenha usado ainda). Depois de tudo pronto é hora de montar o jogo para que possa ser jogado. Na hora do jogar as crianças deverão formar os pares do jogo da memória, nome completo com o referente apelido. Nas primeiras partidas poderão ser colocados um número pequeno de pares e essa quantidade pode ser aumentada gradativamente. Ganha a criança que formar mais pares.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através da observação e dos registros feitos pela professora/educadora. A evolução dos registros feitos pelas crianças também será uma forma de avaliação.
Será elaborada uma pauta de observação com os objetivos previstos na sequência para auxiliar no registro das observações. 


























3 comentários:

  1. Danieli D' Aguiar Cruzetta10 de setembro de 2011 às 17:30

    As crianças do Pré B estão bastante envolvidas com as atividades envolvendo o nome completo. A partir da música Gente tem sobrenome de Toquinho as crianças perceberam que as pessoas têm sobrenome e isso difere um nome do outro. Depois conheceram a origem do seu nome e sobrenome e compartilharam essas informações com os colegas, através das rodas de conversa. Em outro momento as crianças conheceram a certidão de nascimento, a função desse documento. Cada criança recebeu uma cópia de sua certidão para identificar seu nome completo e quais outros nomes que tinham o mesmo sobrenome que o seu. As crianças identificaram seus nomes completos com bastante desenvoltura. Depois desse momento foi apresentada a nova chamada da turma, na qual está o crachá de cada criança com o nome completo. A chamada é feita diariamente utilizando o nome completo das crianças e elas também usam o crachá como auxílio para fazer o registro do nome completo em suas atividades diárias. A maioria das crianças já fazem esse registro com desenvoltura.O uso do computador como ferramente nesse trabalho só veio acrescentar. Todos digitaram o nome completo no computador com auxílio do crachá, as crianças fizeram relação das letras que compõem o seu nome com as letras do teclado do computador. O nome foi impresso e utilizado para identificar alguns pertences das crianças. O uso do computador foi muito bem aceito pelas crianças que ficaram bastante estimuladas. O mais interessante nesse trabalho foi que através do computador pude mostrar para as crianças os espaços existentes em seu nome completo, já que na hora da escrita a maioria escreve de forma aglutinada. Foi possível mostrar o espaço existente e elas digitaram os espaçamentos. Também já utilizamos os nomes digitados para montar o bingo do nome completo. O desenvolvimento dessa sequência didática está sendo muito valiosa, as crianças estão muito envolvidas no trabalho e o computador só veio a somar. A sequência ainda está em andamento e as crianças ainda terão a oportunidade de trabalhar com o editor de texto. Acredito que ao final desse trabalho teremos um resultado bem significativo.

    Professora: Danieli D' Aguiar Cruzetta

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por todo trabalho e empenho!!!!

    Muitas estrelinhas pra vocês...
    um grande abraço
    Rosane

    ResponderExcluir
  3. Gostei do trabalho desenvolvido! Use e abuse do Canto.com! Parabéns a vocês e às crianças!

    ResponderExcluir