sexta-feira, 16 de março de 2012

ADAPTAÇÃO

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento da inteligência humana e devem ser estimulados pela família, por profissionais da educação e da saúde.
A educação infantil consiste numa experiência necessária de “socialização”. Para a criança é o primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes das de sua família. Portanto, é natural que os bebês chorem nos seus primeiros dias no CMEI.
A adaptação no CMEI é a primeira experiência de contato com a escola e, em alguns casos, a primeira vez que a criança se separa da mãe por várias horas. Assim, é fundamental que o processo de adaptação proporcione um momento positivo dessa nova experiência. Faz-se necessário transmitir segurança ao bebê que aos poucos entenderá que a mãe irá buscá-lo no fim das atividades e que os educadores cuidarão bem dele.
Trabalhar a confiança é essencial. Com afeto e atendimento adequado às suas necessidades, o bebê se sentirá cuidado, protegido e querido. Para que isso aconteça é preciso que, alem dos cuidados básicos _ alimentação, troca de fralda e sono _ o bebê seja acolhido com o toque, o olhar, o colo e a conversa.
Quanto à mãe, é essencial que não quebre a confiança que o filho tem nela. É preciso respeitar regras como não sair escondido e não chegar atrasada para buscá-lo. Para influenciar positivamente na adaptação da criança, a mãe deve estar tranqüila quanto a deixar seu filho no CMEI. “A maior dificuldade no processo de adaptação é a ansiedade materna”. Andréa Rapoport, 2005.
Segundo Jean Piaget, o bebê deve adquirir a “permanência do objeto” _ saber que algo existe mesmo que não esteja vendo. Para o bebê é difícil compreender que a mãe não está presente mas vai retornar. Porém, se a separação da mãe, bem como a separação do ambiente familiar, for tratada de forma lúdica e se a criança sentir segurança, simpatia, presença, disponibilidade e constância no educador, desenvolverá o apego, processo essencial para que ocorra a adaptação.

Referência: RAPOPORT, Andrea. Psicóloga e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento. Autora do livro “Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadores”. Porto Alegre: Mediação, 2005.






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