terça-feira, 22 de maio de 2012

TOMBA LATAS


Na turma do maternal III D, um dos momentos mais esperados pelas crianças é o dos Jogos.
Acredita-se que este interesse se refira ao fato da turma seR bastante ativa.
Entre os jogos preferidos está o TOMBA LATAS, o jogo consiste em arremessar uma bola a certa distÂncia em uma pilha de latas NO QUAL o ganhador será quem conseguir derrubar o maior número de latas.
Com o objetivo de que as crianças registrassem gradativamente o número de latas de cada jogador, achou-se que este seria um jogo propício.
As crianças foram divididas em grupos e dispostas em círculo sentadas nas cadeiras. A frente colocou-se uma mesa com as latas onde deveria ser arremessada a bola por cada jogador individualmente. As crianças participaram coletivamente na contagem das unidades derrubadas.
Um painel com o nome dos jogadores foi fixado no quadro e as regras foram estabelecidas junto com as crianças.
Cada criança teria direito a três tentativas para tombar as latas: a quantidade derrubada seria registrada no painel pelo próprio jogador em frente ao seu nome.
O objetivo proposto causou-nos várias surpresas, pois situações, reações e decisões inesperadas das crianças foram surgindo.
Em determinado momento a criança Maria Eduarda não conseguiu derrubar nenhuma lata em suas três tentativas, indagou-se então aos demais como faríamos. Uma das educadoras sugeriu mais uma chance, quando as crianças prontamente discordaram e o Caio afirmou categoricamente que ela deveria registrar ZERO e a afirmação foi aceita pelos demais.
Em outro momento a criança Gustavo Santos ao registrar a sua quantidade derrubada, ao invés de utilizar os risquinhos como os demais participantes, representou o numeral correspondente (no caso 2).
Ao final do jogo todos contaram as quantidades de cada criança e verificaram os vencedores (empate) entre Natan, Gustavo de Paula, Peterson e Ana Júlia que vibraram identificando a quantidade e representando o resultado nos dedos de suas mãos.

MATERNAL III D – AGLAÉ, MÁRCIA e  MARIA CÉLIA





Nenhum comentário:

Postar um comentário