domingo, 15 de abril de 2012

PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - M II C


A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, confeccionar brinquedos rítmicos, etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. (Referencial curricular nacional para a educação infantil).
Trabalhando a música em brincadeira cantada, ouvindo música, as crianças fazem gestos, cantam, dançam, se divertem.
 Numa manhã a educadora Priscila trouxe o seu violão e explicou numa linguagem apropriada às crianças como funciona esse instrumento, depois tocou e cantou para as crianças deixando cada um tocar um pouquinho, foi uma experiência incrível, quem sabe neste dia nasceu um grande músico!
            Nosso papel é o incentivo, pois, tudo inicia na educação infantil, como uma semente que se planta e floresce ao longo do tempo.




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