A música é a linguagem que se
traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações,
sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo
entre o som e o silêncio.
A integração entre os aspectos
sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação
e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma
das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua
presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil,
particularmente.
Ouvir música, aprender uma
canção, brincar de roda, confeccionar brinquedos rítmicos, etc., são atividades
que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de
atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética
e cognitiva. (Referencial curricular
nacional para a educação infantil).
Trabalhando a música em
brincadeira cantada, ouvindo música, as crianças fazem gestos, cantam, dançam,
se divertem.
Numa manhã a educadora Priscila trouxe o seu
violão e explicou numa linguagem apropriada às crianças como funciona esse
instrumento, depois tocou e cantou para as crianças deixando cada um tocar um
pouquinho, foi uma experiência incrível, quem sabe neste dia nasceu um grande
músico!
Nosso
papel é o incentivo, pois, tudo inicia na educação infantil, como uma semente
que se planta e floresce ao longo do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário