quarta-feira, 30 de novembro de 2011

JOGO DE PREENCHIMENTO: JOANINHA - MATERNAL II C

Jogo da Joaninha

Categoria: Preenchimento

Confeccionado por: Ana Cristina Euco de Oliveira; Márcia Valeria Martins; Sirlei Ribeiro de Queiroz – Maternal II C


Objetivos:

- Aprender procedimento do jogo (esperar quem começa);
- Esperar sua vez de jogar;
- Acompanhar a jogada do adversário;
- Realizar contagem oral em situações lúdicas;
- Relacionar a quantidade tirada No dado com o nÚmero de casas para andar;
- Relacionar possíveis conflitos;


Faixa etária: a partir de 2 anos

Regras do jogo:

Joga-se o dado, retiram-se as pintas da joaninha conforme o nÚmero sorteado no dado e as guarda no seu potinho. Vence o jogo quem tirar todas as pintas primeiro.

Materiais:

- 1 dado atÉ 2, sendo que uma das faces não tem nada;
- 1 tabuleiro de joaninha para cada jogador;
- 20 pintas para cada tabuleiro;

terça-feira, 29 de novembro de 2011

JOGO CATA PULGAS

Confeccionado por: Ana Paula, Elma e Rosangela – M 3 D

                            Ieda, Maria e Rosemeire – Pré A

Título: Cata-Pulgas.

Baseado na edição especial da Revista Nova escola




Materiais: papel cartaz, canetinha, cola, lã colorida, fibra e dado.

Números de participantes: de duas a quatro crianças.

Faixa etária: a partir de 2 anos e meio

Regras do jogo:

  • OS JOGADORES DEVEM DEFINIR QUEM INICIA A PARTIDA.
  •  Ele joga o dado e retira a quantidade de pulgas correspondentes ao que tirou.
  •   As crianças jogam no sentido horário.
  •  Vence quem tiver tirado mais pulgas do cão.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JOGO DE PREENCHIMENTO: ESTACIONAMENTO - MATERNAL II B

ESTACIONAMENTO
Categoria do jogo: Preenchimento
Jogo confeccionado por: Cirlene, Edilaine e Miriam do Maternal II B



Objetivo do jogo: Estacionar todos os carros no estacionamento central.

Regras do jogo: Decidir quem inicia o jogo por meio de parlenda ou jogando o dado. A criança joga o dado, a quantidade que cair, ela estaciona seus respectivos carrinhos no estacionamento central, quem estacionar todos os seus carros primeiro ganha.

Faixa etária indicada: 2 e 3 anos.

Número de jogadores: 4

Materiais: 1 dado, 1 tabuleiro de estacionamento, 28 carrinhos (7 de cada cor).

domingo, 27 de novembro de 2011

JOGO DE PERCURSO: SEM SORTE, PAGUE! MATERNAL III D

JOGO DE PERCURSO

CONFECCIONADOS POR ANA PAULA, ELMA E ROSANGELA

MATERNAL III D


Título: Sem sorte, pague.


Materiais: papel cartaz, papel dobradura (preto, amarelo, vermelho, azul e verde), tampinha de canetinha e garrafa descartável, dado com notas (dinheiro) e dado numérico.

Números de participantes: quatro crianças.

Regras do jogo:


  • Cada criança escolhe uma cor.
  • Dividir o dinheiro igualmente entre os jogadores.
  • Joga-se o dado numérico, quem tirar o maior número começa.
  • Joga-se o dado numérico e anda as casas, caso não seja a sua cor, necessário jogar o dado de notas e pagar o dono da casa.
  • Caso acabe o dinheiro pode-se pegar no banco.
  • Continuar o jogo até que todos saiam.
  • Ganha quem recebeu mais dinheiro.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VISITA AO ZOOLÓGICO - PRÉ

Dentro do projeto: Recebendo a visita do carteiro, que foi baseado no livro O Carteiro Chegou de Janet e Allan Ahlberg, as crianças tiveram contato com um cartão postal que o gigante recebeu do João Pé de Feijão, neste cartão João contava para o gigante sobre um cara muito grande que ele viu no Rio de Janeiro, um cara maior que o próprio gigante, mas tinha um problema ele só ficava parado com os braços abertos. Então resolvemos pesquisar quem era esse cara e descobrimos que era o Cristo Redentor, um ponto turístico muito famoso do Rio de Janeiro. Então, surgiu o interesse de conhecer alguns pontos turísticos da nossa cidade e através de fotos e vídeos vimos o quanto a nossa cidade é linda e cheia de lugares para conhecermos e VISITARMOS. Dentre os pontos turísticos que vimos nas fotos e na tela do computador estAVAM: Parque Tanguá, Jardim Botânico, Torre da Telepar, Aeroporto, Bosque do Alemão, Rua 24 Horas, Zoológico, Teatro Guaíra, Ópera de Arame, entre outros. As crianças mostraram muito interesse pelo Zoológico e pediram para ver mais fotos deste lugar. Também confeccionaram um cartão postal do Zoológico para mandar para o Gigante. Devido esse interesse e envolvimento todo decidimos visitar esse lugar tão fascinante. As crianças puderam ver de perto vários animais, inclusive seu preferido, a girafa. Foi muito bom ver nos olhOs das crianças tanto encantamento e apreço pelos animais. Ainda no final do passeio fizemos um delicioso piquInique. Foi uma verdadeira festa! 



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JOGO DE PERCURSO: CORRE JOÃO! MATERNAL III D

Jogo de Percurso

Confeccionado por Ana Paula, Elma e Rosangela

Maternal III D


Título: Corre João!

Materiais: papel cartaz, papel dobradura verde, figuras de livros, canetinha, cola, dado e tampinhas de canetinha e garrafa descartável.

Números de participantes: de duas a quatro crianças.

Regras do jogo:


· Necessário ajudar o João a fugir do castelo no alto do pé de feijão, onde mora o gigante mal-humorado, e voltar para casa.


·  Cada participante escolhe um pino.


· Os jogadores devem definir quem inicia a partida. Ele joga o dado e anda o número de casas correspondente no percurso, seguindo o caule do pé de feijão.


· As crianças jogam no sentido horário e cada uma com seu pino. Não há problema se dois jogadores ocuparem a mesma casa.


·   Vence quem chegar primeiro à casa de João.

domingo, 20 de novembro de 2011

JOGO DE PERCURSO: JOÃO E MARIA - MATERNAL III C

JOGO DE PERCURSO: “JOÃO E MARIA”

Elaborado e confeccionado por: Cassia, Gilda e Lourdes



REGRAS DO JOGO:

A) Decide-se por parlenda ou sorteio o participante que será o primeiro a jogar e a ordem dos seguintes;

B) O primeiro participante joga o dado, faz a contagem do número de bolinhas da face do dado;

C) Anda com o personagem o número de casas indicadas no dado;

D) Os próximos participantes repetem os passos de jogar o dado, fazer a contagem e andar o número de casas correspondentes;

E) Se o personagem parar em uma casa com instruções, o jogador deve segui-las: contar as bolinhas desenhadas na casa e seguir a orientação da seta (avance/volte);

F) O jogador que chegar primeiro com seu personagem na casinha ganha o jogo.

Materiais:

1 tabuleiro com percurso temático baseado na história João e Maria;

3 pinos – personagens da história;

1 dado.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

JOGO: ENGORDA PORQUINHO - MATERNAL II C

Jogo de Percurso para Iniciantes

Confeccionado por: Ana Cristina, Marcia Valéria e Sirlei


FAIXA ETÁRIA: a partir de 2 anos

REGRAS:

  • PODEM JOGAR ATÉ TRÊS CRIANÇAS;
  • INICIA O JOGO QUEM TIRAR NO DADO A IMAGEM DO PORQUINHO, CASO MAIS DE UMA     CRIANÇA TIRE O PORQUINHO, O DADO É JOGADO NOVAMENTE;
  • CADA CRIANÇA, NA SUA VEZ, JOGA O DADO E ANDA A QUANTIDADE QUE SAIU, 1 OU 2 CASAS, ATÉ SEU PORQUINHO ENTRAR NO CHIQUEIRO PARA COMER;
  • SE TIRAR O DESENHO DO PORQUINHO, DEVE FAZER "OINC" BEM ALTO, IMITANDO A VOZ DO PORQUINHO;
  • O JOGO TERMINA QUANDO TODOS OS PORQUINHOS CHEGAREM ATÉ O CHIQUEIRO E FOREM ALIMENTADOS;
  • GRADATIVAMENTE OS PROFISSIONAIS PODERÃO IR AUMENTANDO A QUANTIDADE NO DADO E A QUANTIDADE DE CASAS NO PERCURSO.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

JOGO DO CIRCO - MATERNAL II A

A equipe do Maternal II A Ana Mara, Sirlene e Danyele, confeccionaram para a turma, um jogo de percurso para iniciantes indicado para crianças a partir de 2 anos.

Vale a pena conferir!!!


Objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer jogos de percurso.
  • Saber esperar sua vez de mexer com o palhaço (pino).
  • Identificar as cores que aparecem no dado e no percurso.
  • Conhecer as regras do jogo e saber respeitá-las.

Materiais:

  • Tabuleiro com o percurso.
  • Um dado de cores (azul, vermelho, amarelo, verde e branco).
  • Quatro palhaços combinados com as cores do tabuleiro.

Número de participantes: 2 a 4.

Faixa etária: a partir de dois anos.

Regras do jogo:

Cada criança escolhe um palhaço.
Joga-se o dado para saber quem inicia o percurso .
A cor que corresponder a cor que caiu no dado anda uma casa.
Este jogará o dado e irá verificar qual a próxima cor que andará uma casa.
Se cair a mesma cor a educadora irá pedir que outra criança jogue o dado (utilizando a seqUência “horário” ou “anti-horário”), cada criança deverá jogar uma vez o dado por partida.
Se cair a cor branca no dado todos os participantes poderão movimentar suas peças uma casa. Ganha o jogador que o seu palhaço chegar primeiro ao circo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SANDUÍCHE NO MATERNAL II C... QUE DELÍCIA!!!

A equipe de profissionais do Maternal II C, Ana Cristina Euco de Oliveira, Márcia Valéria Martins E Sirlei Ribeiro de Queiroz desenvolveram com a turma a sequência didática “O Sanduíche”. Nesta sequência didática as crianças tiveram oportunidade de ouvir a história “O SANDUÍCHE DA MARICOTA”, do autor: Avelino Guedes, Ed. Moderna; confeccionar um painel coletivo com diversas figuras de alimentos, destacar as preferências alimentares, cantar, confeccionar personagens da história e para alegria de todos organizaram um momento de culinária na sala, onde cada um, montou seu sanduíche com pão, queijo, presunto, tomate e maionese.  O momento mais esperado por eles foi comer o sanduíche que prepararam, que delícia foi esse momento!!! Para compartilhar com as famílias esta atividade tão apreciada pelas crianças, as profissionais montaram um painel com fotos e fizeram a exposição no mural do corredor próximo a sala de atividades.

HORA DA HISTÓRIA: O SANDUÍCHE DA MARICOTA

PAINEL COLETIVO

CONFECÇÃO DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA

CONFECÇÃO DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA

MOMENTO DE CULINÁRIA

MOMENTO DE CULINÁRIA

HUM... QUE DELÍCIA!!!

REGISTRO DA CRIANÇA

PAINEL DE EXPOSIÇÃO NO CORREDOR


AS EDUCADORAS RELATAM QUE, “DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, AS CRIANÇAS APRECIARAM A HISTÓRIA DA MARICOTA E PERCEBERAM QUE CADA ANIMAL TINHA SUA PREFERÊNCIA PARA MONTAR O SANDUÍCHE. NA RODA DE CONVERSA EXPRESSARAM SEUS GOSTOS POR ALGUM TIPO DE ALIMENTO E HOUVE RELATOS DAS CRIANÇAS A RESPEITO DE COMO É A HORA DA ALIMENTAÇÃO EM SUA CASA E O PREPARO. DURANTE A MONTAGEM DO SANDUÍCHE DO MATERNAL II C, AS CRIANÇAS DEMONSTRARAM ORGANIZAÇÃO E ENTUSIASMO. NO DECORRER DAS ATIVIDADES NOTOU-SE QUE AS CRIANÇAS REALIZARAM TUDO COM INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA.” 
ANA CRISTINA, MARCIA E SIRLEI.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

VAMOS JOGAR... MATERNAL II B

No maternal II B sob a responsabilidade das Educadoras Cirlene, Edilaine e Miriam, esta sendo trabalhada a sequência didática “Vamos Jogar”, as crianças tem contaTo com 3 jogos de preenchimento, com o objetivo de continuar a desenvolver nelas algumas aprendizagens como: decidir quem começa o jogo, fazer a relação da quantidade do dado com as peças do jogo, manusear as peças, respeitar as regras e esperar a sua vez de jogar.
Com os jogos Minhas Pintas, Estacionamento e Prende Cabelos as crianças têm demonstrado muito interesse nos jogos, alcançando os objetivos propostos.

JOGO: ESTACIONAMENTO

JOGO: PRENDE CABELOS

JOGO: MINHAS PINTAS

CRIANÇAS JOGANDO...