sábado, 10 de dezembro de 2011

JOGO: ENTERRANDO OS OVOS DA TARTARUGA – PRÉ B

Confeccionado por: Danieli, Lucimar e Glacir



O jogo pode ser disputado com três níveis de desafio.

NÚMERO DE COMPETIDORES: 2 A 5.

OBSERVAÇÃO: Existe um lado do dado de cores que contempla as cinco cores das bandejas, esse lado funciona como um coringa, toda vez que sair, o jogador pode escolher uma das cinco cores para preencher a quantidade sorteada.
Começa o jogo quem tirar o maior número no dado de quantidade e cada jogador deve jogar o dado de cor para escolher a cor da bandeja de 6 buracos, quando couber.
Essas regras valem para os três níveis de desafio.

REGRAS DESAFIO 1: Nessa etapa o jogo será de forma cooperativa, cada criança recebe uma bandeja, sendo de cores diferentes,  com 6 buracos cada. O objetivo é completar as 5 bandejas, enterrando no total 30 ovos. Cada criança na sua vez joga o dado de quantidade e de cores e deve enterrar aquela quantidade na bandeja da cor que caiu no dado. Se cair uma quantidade que já está preenchida na bandeja da cor, o jogador passa a vez. O jogo segue até que as 5 bandejas estejam completas, e desta forma o grupo todo ganha, pois conseguiram ajudar a tartaruga a enterrar seus ovos.


REGRAS DESAFIO 2: O jogo segue da mesma forma que o desafio 1, porém agora existe um predador para que o grupo supere. Toda vez que sair no dado uma quantidade relativa a uma cor de bandeja que já está preenchida, esses são enterrados na bandeja do predador. A bandeja do predador tem 30 buracos, a mesma quantidade que a soma das bandejas dos 5 competidores. Ganha o jogo quem enterrar trinta ovos primeiro, o grupo ou o predador.


REGRAS DESAFIO 3: Desta vez o jogo será disputado entre os jogadores. Todos recebem uma bandeja com 30 buracos, sendo 6 de cada cor (cores do dado). Cada jogador, na sua vez, joga o dado de cor e de quantidade, preenchendo os resultados em sua bandeja. Se ele tirar uma quantidade da cor que já está preenchida, esse passa a vez. Ganha o jogador que completar a sua bandeja primeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário