sábado, 20 de agosto de 2011

SÁBADO DE INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

O CMEI Novo Horizonte está desenvolvendo o Projeto Institucional sobre Literatura que chama-se “Pequenos e Grandes Leitores” e no último sábado dia 13/08/2011 foi realizado a integração com as famílias. Também foi comemorado o dia dos pais, com leitura de mensagem, apresentações e sorteio de livros.

Tivemos uma apresentação com um show das palhaças Gertruda e Cerola, representada pela professora Camila Cândida S. Urbaniak e sua filha Laura, com o tema “Salvando a Amizade” que foi um sucesso. Após isso, os pais foram até as salas de seus filhos para as oficinas de contação de histórias. Alguns pais contaram histórias para as famílias e as crianças também fizeram contação de histórias, tanto para os colegas, como para os pais. Foi um momento bem especial.
A diretora do CMEI Elizabete Maria Correa considera esse momento bastante importante e espera que isso reflita nas famílias o gosto pela leitura, além de fortalecer os laços entre famílias e CMEI.

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS:

“as crianças adoram ouvir histórias, principalmente quando a pessoa que está contando é seu pai, ou mãe. As crianças tem imaginação fértil e quando ouvem uma história, se interessam em saber qual o desfecho, é um momento especial.
Contar histórias incentiva seu filho à leitura, estimula a imaginação e aumenta a relação de afeto entre pai e filho, seu filho se sentirá amado, por isso, nunca deixe de dar atenção, brincar e interagir com ele, e não esqueça, a criança repete suas ações, portanto dê o exemplo, leia e leve seu filho a biblioteca”.

Edson Aguiar – Pai da Geovana, MATERNAL III C.

“apesar de contar histórias diariamente tanto para as crianças do cmei, como para meus filhos, contar uma história hoje foi uma experiência única. a plateia incluia pais e crianças. o fato de estar na sala dos meus filhos, participando de um momento tão importante para eles, é muito revelador. os olhos atentos das crianças a cada movimento e a reação delas dão o retorno que compensa a insegurança de contar histórias para adultos também. eu gostei mais de ouvir a educadora eliane contar a história do leão e do ratinho. ela merece aplausos: é uma excelente contadora de histórias”.

glacir – educadora do pré e mãe da maria alice e do pedro augusto do maternal i

“Eu gosto de participar das reuniões, atividades, nesta última reunião fui até a sala do Gustavo contar uma história para seus coleguinhas e os pais que estavam presentes, foi muito bom ver as crianças prestando atenção na história, aí elas contaram histórias também, é muito bonitinho. Bom resumindo o CMEI Novo Horizonte é “TDB” só tenho que agradecer por cuidarem tão bem do meu filho”.

iRIANE – MÃE do GustaVO, MATERNAL III D.

“PARA MIM FOI MUITO GRATIFICANTE ESTA PARTICIPAÇÃO NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO POIS LEVAR A LEITURA DE UMA FORMA DIFERENTE E DESCONTRAIDA NÃO SÓ AS CRIANÇAS COMO TAMBÉM AOS SEUS PAIS, MOSTRANDO QUE PODEMOS IR UM POUCO MAIS ALÉM . DEVIDO A GRANDE VARIEDADE DE LIVROS INFANTIS PODEMOS CONTAR CADA UM DE UMA FORMA DIFERENTE FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS TOMEM GOSTO PELA LEITURA E POSSAM TAMBÉM RECRIAR UMA FORMA DE RECONTAR AS HISTÓRIAS, A LEITURA E MUITO IMPORTANTE, NOS MANTÉM INFORMADO E NOS FAZ BEM MAS QUANDO SE TRATA DE REALIZAR UMA LEITURA PARA AS CRIANÇAS SEJA ELAS OS NOSSOS PRÓPRIOS FILHOS OU SIMPLESMENTE DE ALGUÉM QUE ATÉ NÃO CONHECEMOS E MARAVILHOSO. PARTICIPANDO DO MUNDO DE IMAGINAÇÃO E FANTASIA, CADA VEZ QUE CONTO UMA HISTÓRIA PARA ELAS  E COMO UMA VIAGEM, ALGO QUE NÃO  DÁ PRA EXPICAR POIS AS REAÇÕES QUE AS CRIANÇAS TEM, OS COMENTÁRIOS. NESTA DATA EM ESPECIAL FOI UMA SURPRESA, JÁ QUE NA ENTRADA AS CRAINÇAS NÃO QUERIAM ENTRAR, MAS AO PERCEBEREM QUE NÃO ENTRARIAM SOZINHOS, E QUE SEUS PAPAIS OU  MAMÃES FICARIAM COM ELES EM SALA ACEITARAM E FOI UMA PLATEIA MUITO ATENCIOSA. A HISTÓRIA EM QUESTÃO  “CHAPEUZINHO VERMELHO”, A PERSONAGEM SE MOVIMENTA PELO CENÁRIO  ATÉ QUE É SURPRENDIDA PELO LOBO MAL, QUE TAMBÉM  SE MOVIMENTA, MESMO AS CRIANÇAS SABENDO QUE O CAÇADOR  DÁ UM TIRO E MATA O LOBO PARA ASSIM SALVAR A VOVÔZINHA, NESTA PARTE USEI UMA BEXIGA PARA DAR O EFEITO DO TIRO ALGUNS ALI PRESENTES SE ASSUSTARAM. ESTE PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E INTEGRAÇÃO COM OS PAIS E MARAVILHOSO. AGRADEÇO O CONVITE DAS EDUCADORAS MIRIAM, EDILAINE E CIRLENE AGRADEÇO  TAMBÉM A DIRETORA DO CMEI ELIZABETE MARIA CORREA, PELA OPORTUNIDADE DE ESTAR PARTICIPANDO DESTE EVENTO/PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”. 

Maria Angela Lunardan – Comunidade.

Um comentário: