sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO PELA EQUIPE DE APOIO



As Educadoras ANGELA, CREUZELI E DIRCE desenvolveram diversas atividades durantes as permanências dos meses de abril, maio e junho com as turmas de Maternal III e Pré, as atividades realizadas contemplaram as LINGUAGENS ARTISTICAS, MOVIMENTO E IDENTIDADE.

Algumas propostas desenvolvidas:

Ø  Modelagem com argila - permite a criança desenvolver um percurso de criação. A criança da forma ao barro batendo, beliscando, apertando, torcendo num processo gradativo de apropriação do material.

Ø  Expressões faciais – Dramatizações onde as crianças expressam os sentimentos humanos e exploram diferentes interações com o meio, possibilitando entendimento sobre formatos de expressões de acordo com o sentimento que cada pessoa vive no momento.

Ø     Atividades de movimento – “ginástica”, alongamento e relaxamento, proporcionando que as crianças conheçam e valorizem as possibilidades expressivas do próprio corpo. Fazendo gestos, imitações e diversos movimentos.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

FORMAS GEOMÉTRICAS - PRÉ C


   Neste 1º semestre a turma do Pré C desenvolveu a sequência didática Formas Geométricas. Esse trabalho foi proposto partindo da necessidade de aprofundar o conhecimento das crianças sobre diferentes formas e tamanhos de objetos variados. Foram proporcionadas às crianças experiências diversificadas que as levaram a explorar as peças dos blocos lógicos, e também comparar e relacionar as figuras geométricas com as formas variadas presentes em seu dia a dia.
   As crianças compartilharam jogos com dados, jogo do marinheiro, bingo com as formas geométricas, brincaram com silhuetas de figuras feitas com os blocos lógicos sobrepondo as peças e fizeram colagem com as figuras.
   Assim puderam identificar, nomear e classificar as figuras geométricas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), e também explorar e identificar propriedades de objetos e figuras com suas diferentes formas.

Professora Cassia e Educadoras Gislaine e Monica






sábado, 2 de junho de 2012

ATIVIDADE DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS TURMA: PRÉ B


PROFESSORA: Danieli d' Aguiar Cruzetta
EDUCADORAS: Adriana Maria Vanderlinde de Araújo
                        Glacir Ribeiro Alves


OBJETIVOS:

AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS NO USO DE MATERIAIS DIVERSOS.

APRECIAR SUAS PRODUÇÕES, A DOS COLEGAS E AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS.

EXPRESSAR OPINIÕES E SENSASÕES NA LEITURA DE SUAS CRIAÇÕES E DE OUTROS PROCESSOS DE LEITURA.

AMPLIAR GRADATIVAMENTE SEU PERCURSO INDIVIDUAL, NAS SUAS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS.

CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO:

CADA CRIANÇA PASSA POR UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GRÁFICO QUE É ÚNICO E PRÓPRIO DE CADA UMA E AS ATIVIDADES COM ARTES OPORTUNIZAM ESSE CRESCIMENTO. AS CRIANÇAS VIVENCIAM EM SEU COTIDIANO AS DIFERENTES FORMAS DE SE EXPRESSAR.

“A ARTE COMO LINGUAGEM, EXPRESSÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS TRATA DA PERCEPÇÃO, DA EMOÇÃO, DA INTUIÇÃO E DA CRIAÇÃO, ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO HUMANA” PILLOTTO(2007).


DESENVOLVIMENTO:

A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM UM NÚMERO MENOR DE CRIANÇAS.

NAS MESAS FORAM DISPONIBILIZADOS:
  1. TELA
  2. TINTA DE TECIDO
  3. PINÇÉIS
TODAS AS CRIANÇAS TIVERAM ACESSO A MESMA QUANTIDADE DE CORES, O DIFERENCIAL FOI QUE EMBORA AS CORES FOSSEM AS MESMAS A CRIATIVIDADE NÃO. CADA CRIANÇA SE EXPRESSOU DE FORMA ÚNICA, DEMONSTRANDO SUA AUTONOMIA AO PINTAR E CRIAR SUA TELA.




SIMPLESMENTE PINTANDO

AS CRIANÇAS SE EMPOLGARAM E CADA UMA QUERIA PINTAR SUA PRÓPRIA TELA, CRIANDO SUA OBRA COM AUTONOMIA E MUITA CONCENTRAÇÃO.