terça-feira, 29 de maio de 2012

QUANTAS APRENDIZAGENS HÁ EM UMA BRINCADEIRA!


A TURMA DO PRÉ A ACABOU DE GANHAR MAIS UMA INTEGRANTE. É A MANUELA, UMA BONECA QUE GANHOU NOME, MÃE, PAI, 2 AVÓS, 2 AVÔS E AINDA UMA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. TUDO ISSO E PARA DAR CONTINUIDADE NO TRABALHO COM O NOME.
PARA ESCOLHER O NOME DA BONECA, CADA CRIANÇA ESCOLHEU O NOME QUE GOSTARIA DE DAR PARA ELA, APÓS CADA CRIANÇA ESCOLHER O NOME QUE QUERIA DAR A BONECA, ELES FORAM ESCRITOS EM PAPEL E REALIZADO SORTEIO. O NOME SORTEADO FOI ESCOLHIDO PELA CRIANÇA VITÓRYA.
O BACANA TAMBÉM FOI REALIZAR A VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA DA MÃE, DO PAI E DOS AVÓS. FOI FEITA A PESQUISA COM AS CRIANÇAS PARA SABER QUEM GOSTARIA DE PARTICIPAR DANDO O SEU SOBRENOME PARA A BONECA, E É CLARO QUE TODOS QUISERAM NA MAIOR EMPOLGAÇÃO! OS MENINOS VOTARAM ESCOLHENDO A MÃE E AS MENINAS VOTARAM ESCOLHENDO O PAI.
ESPALHAMOS OS CRACHÁS NO QUADRO E CADA CRIANÇA REGISTROU SUA ESCOLHA, APÓS REALIZAMOS A CONTAGEM DOS VOTOS E O RESULTADO FICOU ASSIM:
1ª LUGAR COM 13 VOTOS GANHOU COMO MÃE A NAUAME QUE FICOU FELIZ DA VIDA. FORAM ELEITAS AS AVÓS RAIANE E JÚLIA COM 10 E 9  VOTOS.
1ª LUGAR COM 9 VOTOS GANHOU O GUSTAVO COMO O PAI, QUE COMPUTOU E TORCEU EM CADA VOTO QUE  RECEBEU.  OS AVÔS MAIS VOTADOS FORAM O GABRIEL E O KAWAN COM 5 E 3 VOTOS.
AGORA ELES ESTÃO CONTANDO O DIA PARA LEVAR A MANUELA PARA CASA. OS PAIS ESTÃO PREPARADOS PARA AJUDAR SUA CRIANÇA A CUIDAR DA BONECA, AFINAL DE CONTAS SER PAIS NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM! AGUARDEM MAIS NOVIDADES!





sábado, 26 de maio de 2012

BONECO DOIDO – M III B

A turma do maternal III B, estÁ realizando a seqUência didática “Boneco Doido” onde o objetivo é juntar tampinhas de garrafa pet para confeccionar um boneco para cada criança.
Uma das atividades propostas para as crianças foi o caça-tampinhas.
As educadoras esconderam tampinhas pelo CMEI, em seguida as crianças saíram da sala para procurar as tampinhas, cada criança levou consigo uma latinha para guardar as tampinhas que conseguissem encontrar. Em seguida as crianças fizeram o registro da atividade no papel sulfite, desenhando quantas tampinhas pegaram.
Foi muito divertido, e as crianças adoraram! Vejam algumas fotos...



terça-feira, 22 de maio de 2012

TOMBA LATAS


Na turma do maternal III D, um dos momentos mais esperados pelas crianças é o dos Jogos.
Acredita-se que este interesse se refira ao fato da turma seR bastante ativa.
Entre os jogos preferidos está o TOMBA LATAS, o jogo consiste em arremessar uma bola a certa distÂncia em uma pilha de latas NO QUAL o ganhador será quem conseguir derrubar o maior número de latas.
Com o objetivo de que as crianças registrassem gradativamente o número de latas de cada jogador, achou-se que este seria um jogo propício.
As crianças foram divididas em grupos e dispostas em círculo sentadas nas cadeiras. A frente colocou-se uma mesa com as latas onde deveria ser arremessada a bola por cada jogador individualmente. As crianças participaram coletivamente na contagem das unidades derrubadas.
Um painel com o nome dos jogadores foi fixado no quadro e as regras foram estabelecidas junto com as crianças.
Cada criança teria direito a três tentativas para tombar as latas: a quantidade derrubada seria registrada no painel pelo próprio jogador em frente ao seu nome.
O objetivo proposto causou-nos várias surpresas, pois situações, reações e decisões inesperadas das crianças foram surgindo.
Em determinado momento a criança Maria Eduarda não conseguiu derrubar nenhuma lata em suas três tentativas, indagou-se então aos demais como faríamos. Uma das educadoras sugeriu mais uma chance, quando as crianças prontamente discordaram e o Caio afirmou categoricamente que ela deveria registrar ZERO e a afirmação foi aceita pelos demais.
Em outro momento a criança Gustavo Santos ao registrar a sua quantidade derrubada, ao invés de utilizar os risquinhos como os demais participantes, representou o numeral correspondente (no caso 2).
Ao final do jogo todos contaram as quantidades de cada criança e verificaram os vencedores (empate) entre Natan, Gustavo de Paula, Peterson e Ana Júlia que vibraram identificando a quantidade e representando o resultado nos dedos de suas mãos.

MATERNAL III D – AGLAÉ, MÁRCIA e  MARIA CÉLIA





sábado, 19 de maio de 2012

domingo, 13 de maio de 2012

DANÇANDO MAZU - MATERNAL III C


Você bem sabe que, quando convidamos as crianças para pular corda, fazer uma ciranda, pular amarelinha ou qualquer atividade de movimento, não precisamos perguntar duas vezes, a aceitação é imediata.
Então resolvemos apresentar esta brincadeira “Dançando Mazu”, que aprendemos no curso Educação Física na Educação Infantil para as crianças do maternal III. Nossos objetivos foram:

  • Desenvolver e ampliar progressivamente equilíbrio, ritmo, resistência, força, velocidade e flexibilidade corporal; 
  • Dançar expressivamente utilizando diferentes partes do corpo em performances individuais e/ou coletivas.

O resultado foi muito prazeroso tanto para nós como para as crianças.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

HORA DA LEITURA NO MATERNAL III A


Na turma do Maternal III A, um dos momentos permanentes mais apreciados pelas crianças, é o da “ leitura do educador/professor para as crianças”, costumamos ler histórias duas vezes por dia, no período da manhã e a tarde após o lanche. Percebemos que as crianças já demonstram suas preferências e gostam de recontar várias histórias, entre elas destacamos:

  • Dolores Dolorida – Vera Cotrim
  • A margarida friorenta – Fernanda Lopes de Almeida
  • Dona vassoura – Guiomar Paiva
  • O apito mágico – Adriana Bernardino
  • Dez sacizinhos – Tatiana Belinki
  • O domador de monstros – Ana Maria Machado
  • O homem que amava caixas – Stephen Michael Keng
  • João Bobo – Ana Maria Machado
  • O cachorro e a pulga _ Liliana e Michele Iacocca
  • Quando isto vira aquilo – Guto Lins
  • Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

Semanalmente também realizamos “Contação de histórias” utilizando  materiais diversos. As crianças gostam muito das histórias: “As galinhas coloridas” e “João e Maria”  contadas com fantoches de palito; “Mônica e a baratinha” NO QUAL as crianças fazem a leitura das imagens criando diferentes versões a partir das ilustrações e “Rapunzel” contada com fantoches de dedos .

Equipe MIII A Professora Camila e Educadoras Lourdes e Rosangela.