domingo, 22 de abril de 2012

CRIANÇA DIZ CADA UMA...


          No mês de março, foi organizada uma roda de conversa com as crianças do MII B, com a intenção e falar da chegada do fim de semana.
            Foi utilizado como recurso para se tratar de tal assunto, um disparador de roda de conversa, que era a imagem de uma casa. Ao mostrar a imagem, uma das educadoras perguntou para as crianças, sobre do que se tratava aquela figura. Algumas crianças disseram que era uma casa, porém o Richard, que se agachou e observou bem a figura, após alguns instantes disse que havia fogo no buraco. Questionado sobre o que queria dizer sobre o fogo no buraco, ele explicou, com sua inocência de criança, que tinha fogo no buraco porque queimou o lobo. Diante da explicação, a educadora indagou mais uma vez, de quem era a casa com fogo no buraco, e Richard respondeu que era a casa dos Três Porquinhos.
       Diante disso as educadoras decidiram parar com a roda de conversa, e aproveitaram a deixa para recontar a história dos Três Porquinhos. Ao final da história as educadoras retomaram a roda, explicando as crianças que o colega Richard havia se lembrado da história, ao ver a imagem da casa com chaminé.
Foi muito interessante observar, que rumo uma roda de conversa pode tomar ao se mostrar uma simples imagem de casa, e ao mesmo tempo foi muito legal retomar a contação da história dos Três Porquinhos, numa situação tão inusitada. Quanto ao Richard só nos resta parabenizá-lo, pois isto que é ter boa memória.



domingo, 15 de abril de 2012

PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - M II C


A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, confeccionar brinquedos rítmicos, etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. (Referencial curricular nacional para a educação infantil).
Trabalhando a música em brincadeira cantada, ouvindo música, as crianças fazem gestos, cantam, dançam, se divertem.
 Numa manhã a educadora Priscila trouxe o seu violão e explicou numa linguagem apropriada às crianças como funciona esse instrumento, depois tocou e cantou para as crianças deixando cada um tocar um pouquinho, foi uma experiência incrível, quem sabe neste dia nasceu um grande músico!
            Nosso papel é o incentivo, pois, tudo inicia na educação infantil, como uma semente que se planta e floresce ao longo do tempo.




CONSULTÓRIO MÉDICO, MERCADO E TELEMARKETING NO PRÉ B???


“Cantos de atividades diversificadas são espaços de brincar organizados previamente por adultos ou por adultos e crianças, de modo que estas tenham várias possibilidades de atividades simultaneamente. É um momento de livre escolha das crianças, ou seja, elas decidem onde querem ou o que fazer. É uma atividade permanente, de frequência diária nos CMEIs, CEIs conveniados e escolas que ofertam educação infantil”. Fonte: Referenciais para estudo e planejamento na Educação Infantil.
Visando atingir essa prática, todos os dias no inicio da manhã realizamos a atividade permanente do canto diversificado no pré B. Esse é um momento que as crianças adoram, brincam, compartilhando suas vivências, mostram suas preferências e desejos, fazem escolhas e tomam decisões sobre o que e com quem brincar, entre outros. Com intuito de ampliar essa vivência e atingir um número maior de objetIVOS de aprendizagem a equipe elaborou cantos com o tema profissões. Foram montados três novos cantos, são eles:

  • Canto do médico: No qual tem um médico, uma enfermeira, uma secretária e os pacientes. Nesse canto a secretária cuida da agenda do médico, atende o telefone e agenda as consultas. A enfermeira auxilia o médico, que examina os pacientes, medica, realiza o tratamento necessário, prescreve receitas e dá atestados médicos.

“Foi legal, eu atendi um monte de pessoas, dei remédio, injeção e uma receita pra eles levarem pra casa” Caue, 4 anos.

  • Canto do mercado: conta com a presença de caixas, gerente, empacotadores e clientes. Os clientes entram no mercado para fazer suas compras, eles tem uma quantidade de dinheiro, precisam observar o preço dos produtos e decidir o que querem levar. Os clientes passam no caixa e a atendente registra os valores dos produtos, diz o total que deve ser pago, recebe o dinheiro e dá o troco se necessário. O empacotar organiza a compra em sacolas para que o cliente possa levar para casa. O gerente precisa observar todo esse movimento, repor os produtos e auxiliar na organização do mercado como um todo.

“Eles fizeram compra, eu tenho que achar o preço, passar e dar para o moço colocar na sacola” Ana Julia, 4 anos.

“Foi legal, eu gostei mais do canto do mercado, porque compra coisa e tem calculadora” Luiza, 5 anos.

  • Canto do Telemarketing: Nesse canto dispomos de computadores, máquinas registradoras, blocos de anotação e muitos atendentes e telefonistas. Quando recebem uma ligação precisam registrar o que foi dito pelo cliente e tentar solucionar o caso.

“Eu gostei de brincar, eu escrevi, falei com a moça, eu anotei o nome dela pra vir aqui. Fiz meu trabalho bem direitinho” Larissa, 4 anos.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

VISITA DO COELHINHO...

Na semana da Páscoa o CMEI recebeu o Coelhinho da Páscoa da empresa "Aços Continente".
Foi uma deliciosa festa com a entrega de ovos de chocolate para as crianças!!!

A Equipe do CMEI Novo Horizonte, as crianças e as famílias agradecem a empresa pela parceria!!!


IDENTIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS NO CMEI – UMA NOVA PROPOSTA EM 2012


        Em uma conversa informal entre algumas Educadoras, Professoras e Equipe Pedagógica do CMEI surgiu a idEia de identificar todos os espaços do CMEI, com desenhos das crianças. A idEia foi levada para uma reunião do Conselho do CMEI, NA QUAL um representante de cada turma também participou para compartilhar e enriquecer a proposta. Após esta reunião foram adquiridas telas e riscantes apropriados para o material, para que as crianças tivessem a oportunidade de realizar suas pinturas, fossem estas, com tintas, cola colorida ou canetinhas, desta forma todos os espaços do CMEI tiveram suas portas identificadas com marcas das crianças, salas de atividades, lavanderias, banheiros, almoxarifados, secretaria, refeitório, sala de permanência, sala de pedagogas entre outras.
        O encaminhamento para essas produções se deu da seguinte forma: Cada turma pintou a tela que identificaria a porta de sua sala, usando o material escolhido pelas próprias crianças. Sendo que os demais ambientes tais como: banheiros, lavanderias, almoxarifados, secretAria, refeitório, sala de pedagogas, foram pintados por algumas crianças das salas dos PRÉS, esses desenhos em especial, foram decididos através de votação, onde muitas crianças participaram dando sua opinião.
Desta forma todos ganharam. As crianças no sentido de que Aquele ambiente que ela ocupa todos os dias, passou a ter um significado especial, pois é um lugar que de alguma forma teve sua participação para torná-lo mais acessível, os educadores que reforçaram o trabalho em equipe, em prol de uma melhoria para a unidade em que atuam, e o CMEI que se torna um lugar muito mais aconchegante, acessível e alegre.
        Segue abaixo algumas fotos da realização do trabalho na turma do Maternal II A e de outros espaços.