sábado, 31 de março de 2012

SUCO DE COUVE, QUE DELÍCIA!!!!


ATIVIDADE DE CULINÁRIA NO MATERNAL I

EDUCADORAS: MILENA, VANIA E CRIS.

AS CRIANÇAS DO MATERNAL I PARTICIPARAM DE UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO CULINÁRIA, INICIARAM A ATIVIDADE COM COLHEITA DA COUVE PLANTADA NO CMEI, EM SEGUIDA PARTICIPARAM DA HIGIENIZAÇAO DOS ALIMENTOS (COUVE E LIMAO), APRESENTAMOS OS DEMAIS INGREDIENTES DA RECEITA: ÁGUA E AÇÚCAR E PARA O PREPARO APRESENTAMOS O LIQUIDIFICADOR. COM AUXILIO DAS CRIANÇAS COLOCAMOS OS INGREDIENTES PARA BATER, ONDE ENFATIZAMOS AS MEDIDAS E QUANTIDADES E RESSALTAMOS A IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.   ASSIM QUE O SUCO FICOU PRONTO UMA  DAS CRIANÇAS DA TURMA  SERVIU OS COLEGAS, E ENFIM TODOS SABOREARAM O SUCO GELADINHO NUM BELO DIA DE CALOR.

RECEITA SUCO DE COUVE

Ingredientes:

2  FOLHAS DE COUVE
UM LITRO E MEIO DE ÁGUA
AÇÚCAR A GOSTO
SUCO DE 2 LIMÕES

Modo de preparo:

LAVAR BEM AS FOLHAS DE COUVE
COLOCAR UM LITRO E MEIO DE ÁGUA GELADA NO LIQUIDIFICADOR E COLOCAR AS FOLHAS, ACRESCENTAR AÇÚCAR E COLOCAR O SUCO DE DOIS LIMÕES. BATER BEM E POR FIM, SE DELICIAR!!!

sábado, 24 de março de 2012

COMEÇA O EMPRÉSTIMO DE LIVROS NO PRÉ B...

ENTRE TANTAS ATIVIDADES REALIZADAS COM A TURMA, AS CRIANÇAS DO PRÉ B TIVERAM UM DIA MUITO ESPECIAL NA SEMANA PASSADA, PARTICIPARAM DA PREPARAÇÃO DAS CARTEIRINHAS PARA EMPRESTIMO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL E INICIARAM O EMPRÉSTIMO DE LIVROS QUE COMPÕEM O ACERVO DO CMEI, TENDO COMO INTUITO CRIAR O HÁBITO DE LEITURA DOS PEQUENOS. DESSA FORMA, A PARTIR DESSA DATA AS CRIANÇAS PODERÃO EMPRESTAR SEMANALMENTE LIVROS PARA LEVAR PARA CASA E DESFRUTAR DESSE MOMENTO TÃO GOSTOSO, FOLHEANDO OS LIVROS, SOLICITANDO QUE SEUS FAMILIARES LEIAM PARA ELES E TAMBÉM FAZENDO O RECONTANDO, POIS OS LIVROS QUE SERÃO EMPRESTADOS FAZEM PARTE DO NOSSO CANTO DA LEITURA E AS CRIANÇAS JÁ CONHECEM A HISTÓRIA.
NA CARTEIRINHA A PROFESSORA REGISTRA O LIVRO ESCOLHIDO E A CRIANÇA REGISTRA A DATA DO EMPRÉSTIMO. NO CALENDÁRIO COLETIVO DA TURMA MARCAMOS A DATA DE DEVOLUÇÃO E QUANDO O LIVRO FOR TRAZIDO DE VOLTA A CRIANÇA DEVERÁ ANALISAR SE DEVOLVEU NA DATA CERTA, SE HOUVE ATRASO, QUANTOS DIAS DE ATRASO. ESSAS CARTEIRNHAS SÃO GUARDADAS E ORGANIZADAS POR ORDEM ALFABÉTICA NA HORA DE PEGÁ-LA A CRIANÇA DEVE SABER COM QUE LETRA SEU NOME COMEÇA PARA ENCONTRÁ-LA. AOS POUCOS TAMBÉM FARÁ A RELAÇÃO DO SEU NOME COM O NOME DOS COLEGAS, QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA. 



sexta-feira, 16 de março de 2012

ADAPTAÇÃO

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento da inteligência humana e devem ser estimulados pela família, por profissionais da educação e da saúde.
A educação infantil consiste numa experiência necessária de “socialização”. Para a criança é o primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes das de sua família. Portanto, é natural que os bebês chorem nos seus primeiros dias no CMEI.
A adaptação no CMEI é a primeira experiência de contato com a escola e, em alguns casos, a primeira vez que a criança se separa da mãe por várias horas. Assim, é fundamental que o processo de adaptação proporcione um momento positivo dessa nova experiência. Faz-se necessário transmitir segurança ao bebê que aos poucos entenderá que a mãe irá buscá-lo no fim das atividades e que os educadores cuidarão bem dele.
Trabalhar a confiança é essencial. Com afeto e atendimento adequado às suas necessidades, o bebê se sentirá cuidado, protegido e querido. Para que isso aconteça é preciso que, alem dos cuidados básicos _ alimentação, troca de fralda e sono _ o bebê seja acolhido com o toque, o olhar, o colo e a conversa.
Quanto à mãe, é essencial que não quebre a confiança que o filho tem nela. É preciso respeitar regras como não sair escondido e não chegar atrasada para buscá-lo. Para influenciar positivamente na adaptação da criança, a mãe deve estar tranqüila quanto a deixar seu filho no CMEI. “A maior dificuldade no processo de adaptação é a ansiedade materna”. Andréa Rapoport, 2005.
Segundo Jean Piaget, o bebê deve adquirir a “permanência do objeto” _ saber que algo existe mesmo que não esteja vendo. Para o bebê é difícil compreender que a mãe não está presente mas vai retornar. Porém, se a separação da mãe, bem como a separação do ambiente familiar, for tratada de forma lúdica e se a criança sentir segurança, simpatia, presença, disponibilidade e constância no educador, desenvolverá o apego, processo essencial para que ocorra a adaptação.

Referência: RAPOPORT, Andrea. Psicóloga e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento. Autora do livro “Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadores”. Porto Alegre: Mediação, 2005.






sexta-feira, 2 de março de 2012

REUNIÃO DE ACOLHIMENTO

A EQUIPE DO CMEI NOVO HORIZONTE TEM A GRANDE ALEGRIA DE RECEBER AS CRIANÇAS QUE ESTÃO SENDO MATRICULADAS NOS ÚLTIMOS DIAS. NO DIA 02 DE MARÇO NO PERÍODO DA MANHÃ REALIZAMOS A PRIMEIRA REUNIÃO DE ACOLHIMENTO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DO BERÇÁRIO I. MAIS ALGUMAS REUNIÕES ESTÃO SENDO AGENDADAS, NESTES ENCONTROS PROCURAREMOS ACOLHER E APROXIMAR AS FAMÍLIAS DO COTIDIANO QUE A CRIANÇA FARÁ PARTE. ESTE MOMENTO TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA DIVULGAR AS AÇÕES EDUCATIVAS QUE A INSTITUIÇÃO DESENVOLVE, ENTRE ELAS O PROGRAMA MAMA NENÊ, ALÉM DE ORIENTÁ-LAS QUANTO A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CMEI, TRAZENDO SEGURANÇA AS FAMÍLIAS QUE ESTÃO INGRESSANDO NA COMUNIDADE INSTITUCIONAL.

SEJAM TODOS BEM VINDOS E UM EXCELENTE ANO DE TRABALHO À TODOS NÓS!

EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA CMEI NOVO HORIZONTE