terça-feira, 25 de outubro de 2011

QUANTA MATEMÁTICA HÁ EM UM CALENDÁRIO... PRÉ C

No CMEI Novo Horizonte as turmas de prés vêm trabalhando o calendário mensal com registros coletivos diariamente e para complementar o trabalho as crianças também preenchem o calendário individual.
A fim de compartilhar experiências as profissionais da turma do Pré C    (Professora Camila e Educadoras Cristiane e Marilucia) prepararam um breve relato desta atividade tão rica intitulada de:

Quanta Matemática há em um calendário...

As crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso habitual, cabe a nós educadores e professores ampliar e sistematizar essas experiências para que todas as crianças possam dar sentido a essa prática.
            O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.
            Há diferentes tipos de calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais) que podem ser utilizados com diferentes funções.
Partindo destas ideias neste ano o TRABALHO foi sistematizado da seguinte maneira:

Objetivos:

- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
- Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.

Material necessário:

Ø   Calendário tipo folhinha individual;
Ø   Calendário tipo folhinha confeccionado em cartolina com uma página para cada mês;

Desenvolvimento:

Apresentação do calendário coletivo:
             
Levamos um calendário tipo folhinha para a roda de conversa. Perguntamos quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explicamos que o calendário pode ser utilizado para consulta em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conhecem. Depois apresentamos o calendário confeccionado por nós com folhas de cartolina, as crianças adoraram.
            Diariamente, uma das crianças é a responsável em localizar a data no calendário e desenhar como está o tempo (clima) naquele dia, enquanto  cada criança também faz no seu calendário individual, anotando como está o tempo e/ou outra anotação que for abordada naquele momento.
No calendário individual foram propostos gradativamente alguns desafios para a garotada, iniciando por completar o mês, ano, alguns dias do mês até o ponto de completá-lo com todos os dias do mês e para esta atividade utilizaram como fonte de pesquisa a tabela numérica. A partir dos registros foram propostos a organização de diferentes gráficos, das condições do tempo, dias letivos e de férias, entre outros.

Algumas reflexões:
            “Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança “marque no calendário o dia de hoje com um X”, no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marcas precisam colocar em ação diferentes procedimentos.


Marcar a data de aniversário das crianças da turma é um dos momentos favoritos e quando não tem aniversariante do mês à reclamação corre solta.
Marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina como a data foi outra descoberta que agora é  sempre lembrada pelas crianças.”
Professora Camila

Registro diário no calendário coletivo





Momento diário de completar o calendário individual




Uso da tabela numérica de mesa como fonte de pesquisa para completar o calendário



domingo, 23 de outubro de 2011

SEMANA DAS CRIANÇAS


slideshow | Viewer


Na semana do dia das crianças, nosso CMEI ofereceu uma programação especial. A semana foi de muita alegria, diversão e brincadeiras. Dentro da programação coletiva do CMEI, visando a interação de todas as crianças, tivemos dois dias de cama elástica e piscina de bolinhas, contamos com a visita da Fanfarra do colégio Novo Éden, a visita da Banda da Puc e ainda nos deliciamos com um saboroso buffet de sorvete.
Os integrantes da Fanfarra coordenada pela professora Camila Schnorr e pelo professor Reinaldo José Zanotti , além da apresentação, foram até as salas e fizeram a distribuição de brinquedos, arrecadados pelos próprios alunos da escola em parceria com a Associação de Pais do Colégio Novo Éden. A Banda da Puc também encantou as crianças com seu som e ritmo, logo após a apresentação os músicos da banda foram até as salas onde as crianças puderam manusear os instrumentos e ainda ganharam doces. As apresentações foram um sucesso entre a criançada!
As salas também realizaram uma programação especial para a semana, algumas turmas optaram pela integração entre os níveis. Dentre as diversas atividades propostas tivemos: Cinema com pipoca, contação de história, festa do pijama, camarim de pintura, atividades de culinária, oficina com argila, oficina com sucata, pintura na argila, gincanas, baile de máscaras e apresentação da Palhaça Pipoca.
As crianças do maternal II B ainda foram presenteadas com carrinhos feitos de garrafa pet e a turma do maternal III C recebeu brinquedos que foram confeccionados pelas educadoras com a ajuda das crianças, com materiais recicláveis.
a nossa semana especial do dia das crianças foi uma delícia!!! 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS - MATERNAL III D

EQUIPE: ANA PAULA, ELMA E ROSANGÊLA.

Os cantos de atividades diversificadas são realizados diariamente na turma do maternal III D, sempre no período da tarde, após o lanche. São distribuídas quatro crianças no máximo, por isso a quantidade de espaços varia diariamente.
As crianças participam da estruturação e escolhem os cantinhos que querem brincar. 
Temos os seguintes cantinhos: da cozinha, beleza, ferramentas, fantasias, bonecas, carrinhos, encaixe, animais, bonecos (índios), brinquedos diversos, gelokos, jogo do engenheiro, escritório, jogo, mercado e leitura.

CANTO DA CASINHA

CANTO DO MERCADINHO

CANTINHO DA LEITURA

CANTINHO DOS JOGOS

domingo, 16 de outubro de 2011

FELIZ DIA DOS PROFESSORES...

Querido Professor,

Não sei... Se a vida é curta ou longa demais pra nós...
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não 
tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta,
Silêncio que respeita, alegria que contagia,
Lágrima que corre e olhar que acaricia,
Desejo que sacia, Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido para a vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem
Longa demais, mas que seja intensa, verdadeira,
pura... "Enquanto durar".

Cora Coralina  



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

KIDSMART


Aconteceu no dia 13 de outubro o encerramento do curso Projeto Kidsmart - Criando e divulgando: O uso do blog e do software de autoria na Educação Infantil.
O projeto é uma proposta de acompanhamento nos CMEIS por meio da formação continuada dos professores e educadores, com o objetivo de auxiliar as unidades nas suas dificuldades, compartilhar e estimular práticas diferenciadas e avaliar o desenvolvimento do projeto Kidsmart em Curitiba. O projeto é uma parceria com a IBM Brasil que desde 2003 realiza doações de computadores para os CMEIS de Curitiba.
A implantação do Projeto Kidsmart na Educação Infantil reforça a ideia do trabalho com cantos de atividades diversificadas que propiciam momentos em que as crianças escolhem do que desejam participar a partir de uma gama de opções oferecidas e organizadas em vários cantos da sala. O canto do computador possibilita à criança conhecer a nova linguagem utilizada com a tecnologia, manejar o computador, acessar os softwares do programa oferecido, brincar com jogos, desenhar, realizar tentativas de escrita e outras possibilidades construídas no decorrer do uso, planejadas e avaliadas pelo professor e educador.
No encerramento, entre tantos trabalhos de altíssima qualidade, houve a apresentação dos 10 Blogs selecionados para a premiação. Confira abaixo o excelente trabalho realizado pelos profissionais dos CMEIS.
CMEI Jequitibá - http://passosparaoamanha.blogspot.com/
CMEI Xapinhal Pirineus - http://cmeixapinhalpirineus.blogspot.com/
CMEI Vila Real - http://previlareal.blogspot.com/
CMEI Lala Schneider - http://cmei-lalaschneider.blogspot.com/
CMEI Fazendinha - http://cmeifazendinha.blogspot.com/
CMEI Novo Horizonte - http://cmeinovohorizonte.blogspot.com/
CMEI Tapajós - http://cmeitapajos.blogspot.com/
CMEI Ubatuba Tambaú - http://cmeiubatubatambau.blogspot.com/

CMEI Nossa Senhora de Fátima - http://wwwcmeinsfatima.blogspot.com/
CMEI Pimpão - http://cmeipimpao.blogspot.com/

Outros Blogs também receberam uma atenção especial pelo envolvimento dos profissionais:
CMEI Itacolomi- http://cmei-itacolomi.blogspot.com
CMEI Solitude- http://cmeisolitude.blogspot.com
CMEI Urano- http://cmeiurano.blogspot.com
CMEI Carlos Pisani- http://cmeipisani.blogspot.com
CMEI Cassiopéia- http://cmeicassiopeia.blogspot.com
CMEI Vila Nori- 
http://cmeivilanori.blogspot.com











sábado, 8 de outubro de 2011

OS GIRASSÓIS - M III C

TURMA: Maternal III C
PROFESSORA/EDUCADORAS: Cássia, Lourdes e Gilda
FAIXA ETÁRIA: 3 e 4 anos
TEMPO ESTIMADO: 3 meses (duas vezes na semana)
TÍTULO: Os Girassóis

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
Relações Naturais

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
·         observar os fenômenos da natureza;
·    representar ambientes e paisagens de diferentes formas;
·         manusear elementos da natureza;
· compreender a importância do meio ambiente e desenvolver hábitos de preservação;
·         observar diferentes ambientes e paisagens naturais;

JUSTIFICATIVA:
            Percebemos a necessidade de desenvolver essa sequência didática para aprofundar o conhecimento das crianças acerca da natureza e alguns de seus elementos, como a água, a terra e as plantas. E também, a necessidade de oportunizar a discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa:  apresentar um dos quadro de Van Gogh, “Os Girassóis” e flores artificiais da planta. Falar sobre o girassol, sua característica de se voltar para o lado do Sol, o uso de suas sementes, sua estrutura alta, etc. Conversar com as crianças, em uma roda de discussão, sobre as plantas e sua importância no meio ambiente.

2ª Etapa: oportunizar para as crianças o manuseio de ilustrações e fotos de flores diversas, para ampliarem seu repertório sobre as variedades das flores, suas cores e formatos, fazer comparação com as características da flor do girassol.

3ª Etapa: confeccionar um girassol com rasgadura e colagem de papeis variados, colar sementes no centro das flores. Propor ainda que as crianças desenhem um girassol ou flores que escolherem com tinta guache e pincel no sulfite.

4ª Etapa: propor as crianças plantar sementes de girassol em potes pequenos, eles serão cultivados na sala, ficarão na janela e serão regados pelas crianças todos os dias, para acompanhar seu crescimento. Plantar também no espaço externo do CMEI, na horta.

5ª Etapa: entrega das mudas de girassol para as crianças levarem para casa, com a proposta de replantá-lo na no chão ou em vaso maior.

MATERIAIS:
1.    sementes de girassol;
2.    ilustração do quadro “Os Girassóis”;
3.    flores artificiais de girassol;
4.    ilustrações de flores variadas;
5.    potes plásticos pequenos;
6.    papeis variados;
7.    cola, tesouras, tinta guache, pincéis, etc;

AVALIAÇÃO:
            O interesse e a participação das crianças nos momentos dos jogos será uma forma de avaliação durante toda a aplicação da sequência didática, e ainda através do alcance dos objetivos propostos.

RODA DE DISCUSSÃO SOBRE AS PLANTAS E SUA IMPORTÂNCIA NO MEIO AMBIENTE

CONFECÇÃO DE UM GIRASSOL COM RASGADURA E COLAGEM DE PAPÉIS VARIADOS, COLAR SEMENTES NO CENTRO DAS FLORES

RESULTADO DO TRABALHO COLETIVO

ETAPA 4: PLANTIO

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JOGO: JOANINHA CAÇA-BOLINHAS

Faixa etária: 4 a 5 anos.
Material:  6 círculos de papel preto (eles serão as bolinhas da joaninha) para cada criança E  Fita adesiva.

Como brincar:

·         Cole as bolinhas pretas nas costas das crianças;
·         As crianças devem ficar espalhadas pelo pátio;
·        Ao sinal do professor/educador, cada criança deve tentar pegar as bolinhas coladas nas costas dos colegas, ao mesmo tempo que cuida para que as próprias bolinhas não sejam capturadas pelos outros.
·       O jogo termina quando não houver mais bolinhas coladas nas costas dos participantes.

Após o jogo, cada criança pode contar qual estratégia utilizou para pegar as bolinhas dos colegas e ao mesmo tempo cuidar de suas bolinhas.
Depois de contar a estratégia utilizada cada criança deve colar suas bolinhas no papel e registrar a quantidade. Para encerrar a atividade será feito a classificação do jogo começando pela criança que tem o menor número de bolinhas coladas no papel ou que não tem nenhuma bolinha colada no papel (zero bolinhas), até chegar a folha com mais bolinhas coladas e esse será o grande vencedor.

Também poderá ser proposto o jogo da joaninha, no qual cada jogador recebe um tabuleiro com o contorno de uma joaninha e 10 fichas redondas pretas (que representarão as bolinhas da joaninha). Cada criança na sua vez, lança o dado e retira a quantidade correspondente de bolinhas do tabuleiro. Vence a criança que retirar primeiro todas as bolinhas da joaninha.
Variação: As crianças também podem colocar as bolinhas na joaninha. Vence a criança que completar primeiro a quantidade de bolinhas estipuladas em sua joaninha.

Jogo confeccionado e desenvolvido pelas profissionais Danieli D’ Aguiar Cruzetta e Thaíz Araújo

Fonte: Educação Infantil: Livro do professor / Angela Cordi, Patrícia Waltiach; Ilustrações Davi Viegas... [et al]. – Curitiba: Positivo, 2008. 4v : Il.

PREPARANDO AS "JOANINHAS"

HORA DE CAÇAR BOLINHAS

E DE SE DEFENDER TAMBÉM...

ORGANIZANDO AS BOLINHAS CAPTURADAS

REGISTRANDO A QUANTIDADE DE BOLINHAS

REGISTRO DA QUANTIDADE DE BOLINHAS

REGISTRO DA QUANTIDADE DE BOLINHAS

CLASSIFICANDO QUANTIDADES

CLASSIFICANDO QUANTIDADES

AGORA É SÓ CONFERIR O VENCEDOR... QUEM SERÁ QUE PEGOU MAIS BOLINHAS???

JOGO DA JOANINHA

JOGO DA JOANINHA












sábado, 1 de outubro de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - MIII B

Equipe: Berenice, Maria Cecilia e Maria Célia

No mês de setembro na turma do Maternal III B, trabalhamos com as crianças uma sequência didática sobre alimentação saudável. Explicamos para elas a importância de nos alimentarmos corretamente e realizamos atividades de culinária, além de orientá-las a utilizar garfo, faca e guardanapo na hora do almoço.
Fizemos um pão light de aveia e mel e com este pão montamos sanduíche natural, também fizemos suco natural de abacaxi.
As crianças experimentaram algumas frutas e para finalizar fizemos um delicioso brigadeiro.
Aproveitamos para conversar também, sobre o consumo de doces que deve ser moderado e não é que seja proibido, mas deve ser consumido só de vez em quando.

RECEITA PÃO LIGHT

PREPARANDO O PÃO LIGHT

PREPARANDO O PÃO LIGHT

PREPARANDO O PÃO LIGHT

HORA DE MONTAR O SANDUÍCHE NATURAL

HORA DE PROVAR O GOSTO DAS FRUTAS

HORA DE PROVAR O GOSTO DAS FRUTAS

HORA DE PROVAR O GOSTO DAS FRUTAS

HUMMM... BRIGADEIRO

HUMMM... BRIGADEIRO